JOGOS OLÍMPICOS: Seleção brasileira é vice-campeã de Londres 2012

Por Luara Herédia

12/08/2012 – O  sonho do tri olímpico  foi adiado. Depois da seleção brasileira ter vencido  dois sets e ter dado um passo importante para a medalha de ouro ninguém contava que no terceiro set fosse brilhar a estrela do técnico russo Vladimir Alekno que promoveu uma mudança no se esquema tático que foi crucial para a vitória quase inexplicável  do time russo. O central Dimitri Muserskyde 2,18m foi jogar de oposto, eficiente o jogador marcou 31 pontos e foi o destaque absoluto da vitória russa de virada por 3 sets a 2. Parciais de 25 x 19, 25 x 20 ,27 x 29 , 21 x 25 e 9 x 15

     

O JOGO:

A seleção brasileira já começou ligado e  pontuando com Murilo atrás da linha dos três. Ligada na defesa, a seleção pontuava no contra ataque e com isso abriu vantagem logo no início do jogo:  5-2, o que provocou uma mudança de levantador no time russo. Na primeira parada técnica o placar era de 8 a 5 para o Brasil. Jogando solta a equipe brasileira logo impôs seu ritmo na partida. Já a Rússia sentiu a pressão e errava muito. Em um ataque do levantador Bruno  a seleção foi para o segundo tempo técnico com 16 a 11 no placar. Com ace de Lucão e um bloqueio de Murilo, o Brasil ampliava sua vantagem: 20 a 13. Com uma boa margem a equipe brasileira fechou o set: 25 x 19.

No segundo set a Rússia já entrou mais agressiva e abriu dois  pontos no placar. Mas mantendo a concentração e com bons  saques a seleção brasileira logo retomou a frente do placar: 5 -3. Com um ace de Wallace o Brasil foi para a parada técnica com 8-4 no marcador. Bruno muito regular na partida distribuiu  o jogo muito bem, o que facilitou o Brasil abrir vantagem:16 a 12. Na volta da parada técnica a Rússia voltou melhor, a Rússia até buscou uma reação e encostou no jogo: 16 a 15. Porém, com um ataque de Wallace e o bloqueio brasileiro funcionando a seleção novamente abriu vantagem: 19 a 15.  Com tranquilidade e eficiência a seleção fechou mais um set: 25 -20, abrindo 2 sets a 0.

No terceiro set  o técnico russo promoveu  uma mudança que deu certo. Tirou o central  Muserskiy de 2,18m e o colocou para jogar como oposto. E o jogador se adaptou muito bem a função. No primeiro tempo técnico a Rússia tinha vantagem: 8- 7. Para a Rússia era tudo ou nada mas a equipe brasileira não estava disposta a facilitar o jogo para a equipe russa. Controlando a ansiedade a equipe brasileira retomou o placar: 16 a 15. Na volta da parada técnica  a seleção brasileira voltou mais ligada e abriu vantagem :18 a 15. No fim do set, com a  ansiedade normal de terminar uma partida a seleção parou de pontuar e a Rússia empatou o jogo: 22 a 22. O técnico brasileiro parou a partida para tentar acalmar a seleção.  Os times trocavam pontos. O Brasil chegou a ter  2 match points mas não conseguiu fechar o set (jogo)o que resultou em set point para a Rússia que aproveitou a chance e fechou o terceiro set: 29 a 27.

No quarto set, Dante sentiu o joelho, Giba veio para o set como titular. Com um início tenso as equipes trocavam pontos. No primeiro tempo técnico vantagem mínima para a Rússia: 8-7.O bloqueio russo começou a funcionar, além de contar com os ataques eficientes de Muserskiy. Já pelo lado brasileiro a seleção parou de pontuar nos contra ataques e a recepção caiu. Na segunda parada técnica a Rússia tinha 16 a 12 no placar. Bernardinho tirou Giba e colocou Thiago Alves. Ricardinho e Rodrigão também vieram para o jogo no lugar de Bruno e Wallace. Jogando solta e empurrando a pressão para o Brasil a Rússia venceu o quarto set por 25 a 21 e empatou a partida em 2 sets a 2.

No tie- break a Rússia aproveitou o melhor momento na partida e logo abriu vantagem 3 x 1,essa vantagem russa só se estendeu, na virada de quadra o placar era 8 a 4. A seleção brasileira já não era a mesma, assustada com os ataques russos não conseguia pontuar no bloqueio e nem pontuar em contra ataques. Do outro lado Muserskiy continuava pontuando. O Brasil continuava sem conseguir parar o gigante,com isso  a Rússia fechou o set por 15 x 9 e levou o título olímpico inédito com uma virada espetacular.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s