SUPERLIGA 2012/2013 – UFJF encerra a sua participação na competição

por Luara Herédia

O último jogo da UFJF na Superliga 2012/2013 foi pura emoção. A equipe de Juiz de Fora chegou na última rodada do returno com chances de ser rebaixada e por isso, uma vitória era fundamental para o time não precisar “fazer contas”, mas do outro lado, a equipe de Canoas lutava pelo 4º lugar na classificação e não estava disposta a facilitar o jogo para os mineiros.

Imagem

A luz do ginásio da UFJF acabou e os jogadores fizeram aquecimento no escuro.                           foto: Lucilia Bortone

Como se já não tivesse “ingredientes” demais para essa partida, na hora do Hino Nacional faltou luz no ginásio e  o jogo que estava marcado para começar às 21h30min começou com meia hora de atraso.

Diante da sua torcida, a UFJF se despediu da competição com mais uma derrota, mas para a torcida  que lotou as arquibancadas do ginásio da FAEFID até 1 hora da manhã e empurrou os jogadores até o fim, o prêmio foi a permanência do time na próxima temporada da Superliga. O time de Juiz de Fora encerrou sua participação na Superliga em 11º lugar com 15 pontos( acumulou 19 vitórias e venceu apenas 3 vezes). A equipe de Pindamonhangaba foi a a lanterna da competição e está automaticamente rebaixada para a Superliga B.

O JOGO:

Aureliano fez o primeiro ponto do jogo em ataque pelo meio: 1 x 0. O central  , Gustavo empatou a partida: 2 x 2.O levantador Geinski fez  3 x 2, UFJF. No erro do central Gustavo, a UFJF abriu dois pontos: 4 x 2. Dentinho pela entrada de rede diminuiu : 5 x 4. Hugo explorou o bloqueio adversário: 7 x 5. No primeiro tempo técnico a UFJF tinha 3 pontos de vantagem: 8 x 5. As duas equipes exploravam bastante os ataques pelo meio. Victor Hugo, marcou o décimo ponto da Federal: 10 x 7. Luan, fez um ponto de saque: 11  x 7. Gelinski marcou seu segundo ponto no jogo e a UFJF abriu cinco pontos: 12 x 7. Em ótima sequência no saque do oposto da equipe de Juiz de Fora, o time mineiro chegou a ter o dobro de pontos do adversário: 14 x 7. Pela saída de rede, o oposto Bergamo parou a sequência da UFJF: 14 x 8.  No erro de jogada de Canoas, no segundo tempo o placar era pontos: 16 x 8, UFJF.

Em jogada que contou com a sorte, a UFJF marcou mais um: 17 x 8.  O ponteiro Enoch que entrou na substituição marcou mais um ponto para o time do Rio Grande do Sul: 17 x 11. No bloqueio duplo Canoas diminuiu a desvantagem para cinco pontos: 18 x 13. Luan explorou o bloqueio e fez: 20 x 13. Em erro de ataque, Canoas diminuiu a desvantagem do placar para Imagemquatro pontos. O técnico Maurício Bara parou a partida e na sequência promoveu a  inversão do 5 x 1, o oposto Wanderson entrou no lugar do levantador  Gelinski  e Ricardinho no lugar de Luan. Wanderson virou para a UFJF e o time da casa teve o set point: 24 x18. Em outro ataque de Wanderson a UFJF fechou o set 25 x 18.

2 º set

Imagem

O jogador Gustavo foi o alvo dos gritos da torcida mineira.
foto: Lucilia Bortone

Japa marcou o primeiro ponto do set: 1 x 0, UFJF. No bloqueio o time mineiro fez 2 x 0.  Por reclamação, Gustavo tomou o cartão amarelo e a UFJF abriu 4 x 0, o técnico Paulão parou a partida para acalmar o ânimo de sua equipe. No bloqueio simples de Japa: 5 x 1, UFJF. Na bola de segunda de Gelinski: 6 x 2. No erro de jogada da UFJF, Canoas diminuiu para dois pontos: 6 x 4. No primeiro tempo técnico o placar era: 8 x 6 para a UFJF. Mais equilibrada, a equipe de Canoas empatou o set: 12 x 12. Em mais um erro do time de Juiz de Fora, Canoas passou no placar 13x 12, Bara parou a partida. NA sequência em outro erro da UFJF o adversário abriu dois pontos 14 x 12. No segundo tempo técnico o placar era: 16 x 14, Canoas.

Japa diminuiu para apenas um ponto a vantagem de Canoas: 17 x 16. O central Lucão entrou no jogo no lugar de Victor Hugo. O técnico de Juiz de Fora mexeu de novo na sua equipe, Wanderson no lugar de Gelinski e o oposto empatou a partida: 19 x 19. O central Gustavo deu dois pontos de vantagem para a equipe do Canoas: 21 x 19. No contra-ataque Hugo empatou o jogo :21 x 21. Aureliano no bloqueio virou o set: 22 x 21, o técnico Paulão parou o jogo. Wanderson virou mais um ataque: 23 X 22, UFJF. Luan desperdiçou o contra-ataque e o set voltou a ficar empatado: 23 x 23. O bloqueio de Canoas parou o oposto da UFJF e o time gaúcho virou :24 x 23 e fechou o set em 25  x 23 na bola de xeque.

3º set

Luan marcou o primeiro ponto 1 x 0. No erro  de saque de Xanxa: 3 x 3. O ponteiro Hugo em jogada fundo meio empatou:  6 x 6. No primeiro tempo técnico o placar era:8 x 7 para Canoas. Lucão no bloqueio  simples  parou o ataque de Gustavo: 9 x 8,UFJF. No bloqueio duplo, Lucão e Japa marcaram mais um ponto para a UFJF: 11 x 10.  O levantador Gelinski na “ mão de ferro” colocou a UFJF na frente de novo: 12 x 11. No erro de Canoas, o time de Juiz de Fora abriu dois pontos: 14 x 12, o técnico Paulão parou o jogo. O ponteiro Hugo pontuou e a UFJF abriu 3 pontos no segundo tempo técnico:16 x 13.

Imagem

O técnico Maurício Bara conversa com sua equipe.

Luan, pela saída de rede fez: 19 x 16, UFJF. Na largadinha, Japa marcou mais um ponto para a equipe da casa: 21 x 17 , forçando o técnico Paulão parar o jogo. Jotinha na bola de segunda marcou mais um ponto para o adversário 21 x 18. A UFJF cometia erros e Canoas encostou no set: 21 x 19 e Maurício Bara pediu tempo técnico. O oposto Luan marcou mais um ponto para a UFJF pela entrada de rede: 22 x 19. Enoch, no contra-ataque fez 22 x 21. Canoas empatou a partida: 22 x22, Bara parou de novo o jogo. Erro de saque de Dentinho, UFJF 23 x 22.A UFJF virou mais uma bola e teve o set point: 24 x 23. Gustavo, no bloqueio, deixou tudo igual: 24 x 24. Na largadinha, a UFJF teve outro set point 25 x 24. Lucão , marcou mais um ponto para a UFJF: 26 x 25. O ponteiro Japa saiu para a entrada de Juninho. No bloqueio do levantador Gelinski, a UFJF levou o 3º set: 27 x 25.

4º set:

No ataque de Japa 1 x 1. Na bola de segunda de Gelinski: 2 x 1. Luan empatou o set: 3  x3. Rafinha bloqueou Japa e Canoas abriu dois pontos: 5 x 3. No erro de ataque de Japa: 6 x 3, Canoas. No primeiro tempo técnico o placar era: 8 x 5 para os visitantes. No bloqueio, o central  Gustavo deu quatro pontos de vantagem para Canoas: 11 x 7, O técnico de Juiz de Fora parou o jogo e promoveu a inversão de 5 x 1. Canoas seguiu melhor no set e com dois aces de Bergamo fez: 14 x 8. No segundo tempo técnico o placar era 16 x 9 a favor dos visitantes. O central Aureliano pontuou: 20 x 14, UFJF. o time da casa desperdiçou o contra-ataque e Canos  fez 24 x 16, na sequência Bergamo fechou o set em 25 x 17.

5º set

Imagem

As equipes reclamaram contra a marcação do juiz.
FOTO: Lucilia Bortone

Aureliano marcou o 1º ponto do set decisivo. A UFJF virou mais um ataque e empatou o set: 2 x 2. No ace de Luan, a UFJF passou na frente no set: 3 x 2. Bergamo fez ponto de saque e Canoas virou o set: 4 x 3. Em jogada polêmica, o juiz errou na marcação e deu o ponto para Canoas. O time da UFJF reclamou e o juiz advertiu a equipe mineira, com isso, Canoas abriu três pontos: 7 x 4. O central Gustavo fez 8 x 5, Canoas.

Imagem

A equipe de Canoas comemora mais um ponto.
                              foto: Lucilia Bortone

Depois da troca de lado, Dentinho foi advertido com cartão amarelo: 6 x 8, No erro infantil da Federal Canoas abriu três pontos: 10 x 7. Luan diminuiu a diferença para dois pontos: 11 x 9. O oposto Wanderson entrou no lugar de Gelinski e o técnico Paulão parou o jogo. O oposto Luan pontuou e a UFJF ficou apenas um ponto atrás do adversário: 11 x 10, 12 x O oposto Luan saiu para a entrada do levantador Ricardinho. No erro de saque de Bergamo :12 x 11, Canoas. Novamente em outra marcação polêmica do juiz, Canoas fez: 13 x 12. O ponteiro Japa saiu para a entrada de Clinty. Canoas teve o primeiro ponto do jogo e o técnico da Federal parou o jogo: 14 x 12 e no erro de ataque da UFJF,Canoas fechou o set por 15 x 12 e o jogo por 3 x 2. O troféu viva vôlei foi para o jogador de Canoas: Bergamo.

UFJF: Victor Hugo e  Aureliano ( centrais), Gelinski (levantador), Hugo e Japa ( ponteiros) Luan( oposto), Fabio Paes( líbero). Técnico Maurício Bara.

ENTRARAM:  Clinty, Juninho, Wanderson, Ricardinho, Lucão

CANOAS: Bergamo( oposto), Jotinha (levantador), Bozko e Dentinho ( ponteiros) Salsa e Gustavo ( centrais) e o líbero Jeff (líbero). Técnico Paulão

ENTRARAM: Enoch, Xanxa, Diego, Rafinha

CONFIRAM outras foto da partida em:  http://www.flickr.com/photos/luciliabortone/sets/72157632910222514/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s