por Luara Herédia
O time do SADA/ CRUZEIRO está na final da SUPERLIGA 2012/ 2013, o time mineiro não deu chances para o SESI e venceu as duas partidas da semifinal por 3 sets a 0. A equipe do oposto Wallace já havia vencido a partida em seu ginásio e precisava vencer na casa do adversário para alcançar a terceira final consecutiva da competição. E foi isso que aconteceu, com muito volume de jogo e liderados pelo “ el mago”, o levantador William o Cruzeiro venceu a partida com parciais de 25 x 22, 25 x 23 e 36 x 34. Agora, o time mineiro espera o seu adversário que sai do confronto entre RJX x VIVO/ MINAS.
O JOGO:
A grande novidade nas escalações das equipes ficou por conta de Sidão, o central do SESI se recuperou das dores das costas que o afastaram das partidas das quartas- de- final. O primeiro ponto do jogo foi do time mineiro. No contra- ataque, os cruzeirense abriram 2 x 0. O saque de Leal atrapalhou a recepção do adversário e na bola de xeque , Felipe pontuou: 5 x 2. Na sequência, Leal fez um ponto de saque: 6 x 2. Dois pontos seguidos do SESI diminuiu a desvantagem do marcador: 6 x 4. O oposto Lorena forçou o saque e na bola de xeque , Cléber marcou mais um ponto para o time paulista: 7 x 6. No primeiro tempo técnico o placar era: 8 x 6, para os visitantes. Após erro de recepção de Murilo, o SADA abriu três pontos: 9 x 6. As duas equipes forçavam muito saque e com isso cometiam muitos erros. No contra-ataque, Lorena atacou na diagonal e marcou mais um ponto para o SESI: 10 x 9. As duas equipes trocavam pontos, o central Rogério foi para o saque e fez um ponto de saque: 14 x 12. A partida ficou paralisada por alguns minutos por causa da rede que furou. NA sequência do jogo, Lorena marcou mais um ponto de saque e equilibrou o jogo 14 x 15 . Na segunda parada técnica, o placar era 16 x 14 para o SADA/ CRUZEIRO.
No contra- ataque, Leal errou o ataque e deu ponto de graça para o SESI: 16 x 5. Após rally, Rogério pontuou para o time mineiro que abriu três pontos no set:1 9 x 16. No bloqueio duplo, o CRUZEIRO fez 20 x 6, fazendo o técnico Giovane Gávio parar o jogo. Na volta da partida o juiz deu erro de rotação, mas voltou atrás na marcação e voltou o ponto. O oposto Wallace pontuou na saída de rede: 21 x 16. O SESI tentava uma reação no set, mas o bloqueio cruzeirense parava os ataques do adversário: 22 x 17. Usando também o bloqueio, o central Éder, do SESI, parou o ataque do SADA: 23 X 20. Sandro saiu para a técnico do SADA/ CRUZEIRO, Marcelo Mendez, parou o jogo. No erro de saque de Lorena, o set terminou em 25 x 22.
2º set
O líbero Serginho sentiu a região lombar no fim do primeiro set e permaneceu em quadra jogando com muitas dores. O set começou equilibrado com as duas equipes trocando pontos. Murilo fez 2 x1. O oposto Wallace, pela saída de rede empatou o jogo: 3 x 3. Ace do CRUZEIRO: 5 x 3. Lorena, pela paralela pontuou e deu a vantagem do placar para o time paulista: 6 x 5. Erro de ataque de Douglas e a equipe da casa abriu dois pontos: 7 x 5. No tempo técnico o placar era 8 x 6, SESI. O time da casa era mais equilibrada no segundo set e liderava o placar: 13×11. Éder, no bloqueio parou o ataque do Felipe, o técnico Marcelo Mendez gastou o primeiro tempo técnico. No erro de recepção do líbero Serginho, do SESI, o time mineiro encostou no marcador:16×15, Giovane Gávio parou o jogo.
O SADA/ CRUZEIRO se recuperou e empatou o set:1 7 x 17. No ‘bloqueio, o time mineiro passou no placar: 18x 17. Invasão por cima do levantador William e o SESI retomou o placar 19×18. O ponteiro Cléber cometeu uma condução e com isso o CRUZEIRO abriu três pontos: 23 x20. Lorena pontuou novamente no saque 23 x 21, o técnico do SADA parou o jogo. Wallace, pela saída de rede fechou o set em 25 x 23 e abriu 2 sets a 0.
3º set
O ponteiro Maurício começou jogando o set no lugar do cubano Leal. O SESI começou mais agressivo. No bloqueio, o time paulista abriu três pontos: 7 x 4. No primeiro tempo técnico o placar era 8 x 6, SESI. O SADA voltou melhor na sequência do jogo e empatou o set: 8x 8. No erro de marcação do juiz, o CRUZEIRO virou: 9 x 8. Após erro de recepção de Maurício, o SESI retomou placar: 10 x 9. Lorena chamou a responsabilidade para si e no ponto de saque marcou mais um ponto para o time paulista que abriu dois pontos: 15 x 13. No primeiro tempo técnico, o placar era 16×14 para o time da casa.
Os cruzeirenses se recuperaram no set e encostaram no placar: 17 x 16, SESI. O central Sidão sentiu a coluna e saiu do jogo sem condições de jogo. No set, o SADA empatou a partida aproveitando os erros do adversário : 21 x 21. O experiente ponteiro Murilo atacou pela entrada de rede e o time paulista abriu dois pontos importantes no fim do set: 24 x 22, o técnico do SADA parou o jogo para conversar com sua equipe. Lorena desperdiça o ponto que daria o set para o time paulista e o jogo ficou novamente empatado: 24 x 24. No contra- ataque, Wallace deu o match- point para o time mineiro: 26 x 25. Na defesa de Serginho, Mão pontuou no contra-ataque e o SESI ganhou mais um set point: 27 x 26, o técnico do SADA pediu tempo. EM mais um erro de Lorena, o CRUZEIRO teve mais um match- point: 29x 28. O jogo seguiu equilibrado e com muita tensão em quadra: 32 x 32. Murilo, explorando o bloqueio deixou tudo igual novamente 33 x 33. No erro de Mão, o set terminou em 36 x 34 e o SADA/ CRUZEIRO fechou o set em 3 x 0.