LIGA MUNDIAL- Sem chances para o Brasil

Quando comecei a assistir vôlei, as melhores partidas eram as que envolviam Brasil X Itália. Foram anos de sets memoráveis, finais inesquecíveis e quinto sets de tirar o fôlego de qualquer um. Se o Brasil levou vantagem no cenário por uns bons anos e foi quase imbatível, parece que ganhou um novo( nem tão novo assim) algoz.

O time russo gosta de aprontar para cima da equipe brasileira, em 2002 ganhou o seu primeiro título da Liga Mundial , calando um Ginásio do Mineirinho lotado e colorido de verde e amarelo e o que falar da virada espetacular que os europeus aplicaram no Brasil na final olímpica no ano passado?

A Rússia "sambou" por cima dos brasileiros. Foto; Agência EFE

A Rússia “sambou” por cima dos brasileiros.
Foto; Agência EFE

Hoje, a Rússia conquistou o tricampeonato da Liga Mundial (2002, 2012 e 2013) atropelando a equipe brasileira. Vitória por 3 x 0 ( 25 x 23, 25 x 19 e 25 x 19). Se me permitem a brincadeira, parecia que o Brasil estava sobre efeito de uma pós- noite regada à VODKA . O ataque foi sem dúvida o pior fundamento; lento e ineficiente, parecia mesmo que eram os sintomas da ressaca.

Falsa primeira impressão: Sabe aquela expressão: “ A primeira impressão é a que fica” , antes fosse verdade! Brasil começou muito bem e logo abriu 5 x 0. Do outro lado, a Rússia errava tudo, quando o placar era 6 x 1, a favor do Brasil, cinco pontos eram em erros do adversário). Mas os russos logo se acertaram, na verdade, erraram muito( deram mais de um set em erros para o Brasil, mas no ataque, o time recompensou)
Falando em setor ofensivo… Não me lembro de uma partida tão fraca do Brasil no ataque. No decorrer do terceiro set, a equipe tinha apenas 25 pontos nesse fundamento. O entrosamento Wallace e Bruno estavam longe do ideal. Lucarelli sentiu um pouco a imensa pressão e responsabilidade, normal para um jovem jogador. Nem a bola de segurança do levantador com o central Lucão funcionou para ajudar a seleção. Não era mesmo o dia!

Lucarelli fez hoje,sua pior partida com  camisa da seleção. Foto: FIVB

Lucarelli fez hoje,sua pior partida com camisa da seleção. Foto: FIVB

Bola de segunda : Desde 2007, Bruno é o nome certo na seleção. Se no início, a participação do técnico era questionada por causa do fator: “filho do técnico”, o que acho de uma ignorância absurda. Bruno foi conquistando a vaga e o público dentro da quadra e hoje é “ titular e capitão da equipe, mas que abra o olho.

William finalmente foi convocado e o “El Mago” apesar de não ser mais nenhum garoto( jogador mais velho da atual seleção), tem fibra, gás e voleibol para conquistar cada vez mais o seu espaço. Aliás, em favor de William, a nova seleção, tem como base, jogadores da equipe do Sada/Cruzeiro, ou seja, falta de entrosamento não será problema.

Desafio: O voleibol admitiu o uso do recurso eletrônico, para tirar dúvidas de alguns lances da partida. Se a ideia é boa, na prática está longe de funcionar. Ontem , por exemplo, o Brasil pediu esse recurso, mas o árbitro olhou o lance errado. E esse é só um das falhas, outro erro é que quando o desafio é pedido, a transmissão mostra a televisão( e não a tela) em que os árbitros estão revendo o lance. Ou seja, alguns minutos o público fica vendo os juízes analisando o lance e aquele silêncio sem ninguém entender nada. Cadê dinamismo? Cadê interatividade?
No tênis, quando o tenista pede o desafio, público e jogadores acompanham o lance, batem palmas e esperam ansiosamente o trajeto da bolinha. Fica a dica para o vôlei.

Concluíndo… Bom, o fato é que o DECA ficou adiado por ( no mínimo) mais um ano no mínimo).
As críticas vão aparecer, sobretudo da forma em que a seleção perdeu. Porém, tenho certeza que não faltou garra e que a equipe mais do que ninguém queria vencer e provar que essa nova geração veio para ficar.
Na verdade, está tudo mundo recente. É apenas o primeiro ano deste novo ciclo, e não tenho dúvidas de que com as próximas competições , desafios e experiências, essa seleção vai continuar alegrando os torcedores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s