UFJF perde o segundo jogo contra a Austrália

por Luara Herédia

A equipe da UFJF recebeu a seleção australiana para a segunda partida amistosa. Na quinta-feira, o time brasileiro venceu fácil a seleção australiana. Hoje, os adversários foram visitantes mais “indigestos”. Em um jogo de seis sets ( depois da disputa do tie-break, as equipes optaram por jogar mais um set), a Austrália levou a melhor e venceu por 3 x 2( placar oficial). Parciais de 20 x 25, 25 x19, 23 x 25, 27 x 25 ,15 x 13 . O placar do sexto set em conto no fim do post.

Ao contrário do primeiro jogo, a seleção Australiana entrou mais vibrante e concentrada, o que deve ter sido resultado de uma boa conversa do técnico Jon Uriarte, que não ficou nem um pouco satisfeito com a atuação da sua equipe no dia anterior.

Seleção australiana levou a melhor no 2º jogo.  Foto: Lucilia Bortone

Seleção australiana levou a melhor no 2º jogo.
Foto: Lucilia Bortone

O jogo:

A UFJF começou a partida com o levantador Danilo Gelinski, os centrais Jardel e Victor Hugo, os ponteiros Hugo e Japa, o oposto De Paula e com o líbero Thales. O início do set foi bastante equilibrado, com as duas equipes defendendo muito. A UFJF aproveitou mais os contra-ataques, e abriu 4 x 1. No primeiro tempo técnico, os donos da casa  tinham quatro pontos de vantagem, 8 x 4. No bloqueio, Victor Hugo colocou a UFJF quatro pontos à frente,12 x 8. Após erro bobo da dos australianos, a UFJF foi para a segunda parada técnica com cinco pontos de frente,16 x 11. O técnico da seleção australiana modificou sua equipe em busca de reação, no lado da federal, o técnico Chiquita, também mudou o time, Daniel e Reffati entraram no lugar de Gelinski e De Paula. Com cinco pontos de vantagem, Jardel fechou o set em 25 x 20.

No  início do segundo set, a Austrália liderou o placar pela primeira vez no jogo, com um bloqueio duplo os visitantes fizeram,3 x 2. Os visitantes abriram dois pontos, mas com um erro de ataque, a  UFJF empatou em 5 x 5. Após um ponto muito disputado o central, Victor Hugo marcou o ponto pra Federal, que foi para primeiro tempo técnico na frente do marcador, 8 x 7. O jogo era nervoso, e por alguns segundos, as equipes esqueceram da palavra “amistoso”, e iniciaram um princípio de bate boca na rede. Após erro de jogada da equipe mineira, os australianos abriram vantagem, no segundo tempo técnico, o placar era 16x 13, a favor dos visitantes.  A seleção cometia  menos erros, e aumentou a diferença para cinco pontos. O técnico da UFJF trocou alguns jogadores para tentar uma reação, Daniel e Japa entraram, no lugar de De Paula e Hugo, mas no bloqueio, a Austrália fechou o set em 25 x19, e empatou a partida em 1 set a 1.

9524958657_3f1ea25701A  vitória no set anterior empolgou os australianos, que  começaram  mais atentos e abriram dois pontos de vantagem. Do lado da UFJF, a equipe cometia muitos erros. O levantador Gelinski com dores no ombro saiu para a entrada do reserva, Rivoli. No tempo técnico obrigatório, a Austrália liderava com o dobro de pontos: 8 x 4. Mais regular os visitantes aumentaram a diferença no placar. No segundo tempo técnico, eles lideravam por 16×10. Em jogada confusa, em que os bandeirinhas e juízes não se entenderam, o primeiro árbitro resolveu voltar o ponto. A jogada parece ter acordado a UFJF, que reagiu no set. No bloqueio, a Federal encostou no placar: 17 x 18. No erro do adversário, os donos da casa empataram o set em 22 x 22 e passaram à frente depois de um excelente saque de Jardel. No bloqueio duplo, os anfitriões fecharam o set em 25 x 23, mesmo depois de  ficar atrás do placar a maior parte do set.

As  equipes trocavam pontos no início do set. No primeiro tempo técnico, a vantagem era mínima a favor dos australianos, 8 x 7 . Com muito equilíbrio no set, a federal conseguiu  dois pontos, no erro de ataque do adversário, 16 x 14. O ponteiro, Japa fez  bela após o saque australiano, a bola passou para a quadra do adversário e caiu sem ninguém defender, 18 x 16. Usando o bloqueio, a Austrália empatou o set em 21 x21.  Com uma defesa do líbero australiano, que possibilitou o contra-ataque, a seleção passou à frente, 22 x 21. Chiquita pediu tempo e modificou sua equipe. Xuxa e De Paula entraram no lugar de  Rivoli e  Daniel. Na sequência, o atacante australiano errou um ataque fácil, desperdiçando a chance de fechar o set. Porém, a UFJF também cometeu erros no fim do set, e após erro de combinação de jogada, a Austrália conquistou o set por 27 x 25.

9527742918_94986b88df

Foto: Lucilia Bortone

O  quinto set, o  mais curto do jogo começou bastante equilibrado. No erro de ataque da UFJF, os australianos ficaram na frente do placar na mudança de quadra, 8  x7. Com um bloqueio eficiente de Daniel e Japa, os mineiros viraram o placar para 11 x 10. O setor defensivo australiano fez diferença e a equipe retomou a liderança do placar: 12×11. O ponteiro Hugo e o levantador Xuxa entraram no set, no placar, a Austrália estava a um ponto de conquistar a vitória, 14 x 13. A pós erro do time de Juiz de Fora, os australianos fecharam o set por 15 x 13, o jogo por 3 x 2 e comemoraram muito a conquista.

VALE EMPATE?

Quando todo mundo s preparava para ir embora, as comissões técnicas resolveram jogar mais um set. E com isso, o jogo ganhou um sexto set. Por isso, para quem acompanhou o jogo no ginásio, o placar final foi 3 sets a 3.

Chiquita conversa com seus jogadores. Foto: Lucilia Bortone

Chiquita conversa com seus jogadores. Foto: Lucilia Bortone

No sexto set, os times aproveitaram para mexer bastante na equipe. Pelo lado da UFJF, o líbero Octacílio teve  a oportunidade de jogar, assim como o terceiro levantador do time Xuxa, que teve a chance de começar  jogando um set . As equipes em quadra  abusaram dos erros, e com isso, o jogo era equilibrado. Apenas na reta  final do set uma equipe abriu vantagem, os brasileiros conseguiram abrir três pontos importantes, fazendo 18 x 15. E com o bloqueio parando o ataque adversário, o time da casa fechou o set em 25 x 20.

Que comece a temporada 

Agora, a UFJF se prepara para a estreia do Campeonato Mineiro e da Superliga 2013/2014 para começar oficialmente a temporada. Já os australianos encerraram sua estadia no Brasil, eles passaram por Saquarema ( centro de treinamentos do Brasil) e por Belo Horizonte, aonde fizeram duas partidas contra o Sada/ Cruzeiro. A Austrália volta para o seu país para a disputa do campeonato da Oceania, o vencedor disputa o Mundial em novembro no Japão, o Brasil já garantiu sua vaga na competição após a conquista do Sul-americano.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s