Entrevista com Maurício Bara, diretor técnico da UFJF

 

por Luara Herédia

Garantida na elite do voleibol masculino pelo quarto ano consecutivo, a  UFJF  se prepara para mais uma temporada. Conversamos com Maurício Bara,  diretor técnico do time, para saber as novidades da equipe de Juiz de Fora. Confira o bate papo:

bara 3

Maurício foi técnico da UFJF por duas temporadas e atualmente é diretor técnico. _ Foto: Lucilia Bortone

 

            Sobre a montagem do elenco para a temporada…

 Bara: Estamos em um processo avançado agora, não posso ainda anunciar 100% quem vem, quem não vem, mas a gente já avançou bastante com vários atletas e algumas renovações pontuais. A tendência é que a gente tenha uma renovação significativa do elenco, permanecendo uns cinco atletas e trazendo uns oito ou nove novos jogadores, tentando sempre aprimorar. É continuar o que a gente tem feito ao longo dos anos, e isso exige uma mágica financeira, você precisa tentar fazer um time melhor, com o mesmo orçamento, que na verdade é um orçamento menor, porque as coisas se inflacionam. Esse é o nosso desafio do momento, e de todo ano, enquanto a gente não tiver uma verba crescente ou maior.

            Então, a UFJF vai passar por uma renovação forte em seu elenco… 

Bara: A tendência é que a gente tenha um time bastante competitivo, se a gente acertar as peças e se as peças se acertarem, estamos buscando jogadores com a mescla de experiência e uma mescla de busca de mercado. Nosso objetivo é classificarmos para os playoffs, chegar em uma final do campeonato mineiro, e para isso, precisamos

_ O levantador Danilo Gelinski já é um desfalque para a próxima temporada.

_ O levantador Danilo Gelinski já é um desfalque para a próxima temporada.

também de jogadores que busquem seu lugar, que busquem se solidificar no mercado nacional. Tentando isso, vamos ver se a gente consegue concretizar esses objetivos que podem ser altos,mas a gente tem chegado perto e vamos ver com naturalidade se conseguirmos.

Alguns sites já dão como contratados o líbero Octacílio, o central Victor Hugo e a volta do líbero Fabio Paes…

Estes estão 90% confirmados, falta ainda a caneta final, mas estão bem avançados. No linguajar se fala confirmado, mas não vou divulgar agora. Porém, mais para frente quando for divulgar a equipe, vou divulgar as decepções também, para o pessoal entender também por que eu não falo. Por exemplo, estivemos perto de acertar com um grande

 Octacílio e Victor Hugo estão perto de defender a UFJF por mais uma temporada. ___ Foto: Lucilia Bortone

_ Octacílio e Victor Hugo estão perto de defender a UFJF por mais uma temporada. _ Foto: Lucilia Bortone

jogador, acertamos tudo o que tinha que acertar, mas na última hora ele não quis vir por causa da família dele, etc. Então, fica aquela situação, imagina se eu tivesse anunciado? E a expectativa que isso iria gerar e depois o peso em cima de mim? Iriam falar, o cara anunciou, quis aparecer, e isso não é muito a nossa filosofia aqui.

O nome Jardel apareceu na conversa. Ele teve uma passagem conturbada na equipe na temporada 2011/2012, mas voltou ano passado, com uma rejeição alta da torcida, mas ao longo da temporada ajudou muito a UFJF, principalmente depois que ele mudou de posição (pelo baixo rendimento dos opostos, Jardel jogou alguns jogos da Superliga na posição de oposto). E agora é um dos símbolos da equipe mineira, como andam as negociações com ele?

__ Jardel pode não renovar com a equipe mineira. _ Foto: Lucilia Bortone

__ Jardel pode não renovar com a equipe mineira. _ Foto: Lucilia Bortone

Bara: O Jardel teve essa relação de amor e ódio por todas as equipes que ele passou. Olha como é fogo a nossa posição, no início da contratação dele queriam me matar. Aí agora o cara cai na graça, mas nessa hora a gente tem que deixar a emoção de lado. Deixar a emoção só pra hora do jogo.
Eu pessoalmente gosto muito dele, ele ajudou a gente demais e estamos analisando. Não é que ele está fora dos planos, mas temos que analisar o mercado e o perfil de equipe que a gente quer. Ele pode pintar, como pode não pintar, estamos aguardando pra ver. Mas, pessoalmente, minha relação com ele é a melhor possível, é um cara vencedor, mas tem essa relação de amor e ódio, né? (risos)

              A UFJF já tem data para se reapresentar?

Bara: A nossa previsão é que entre os dias 1º e 15 de julho a gente inicie os treinamentos. Talvez eu apresente a equipe um pouco antes, dizendo quem é quem, mas vamos definir ainda. Vamos aproveitar a questão da Copa do Mundo para resolver algumas questões internas nossas e se tiver tudo certo dentro dessa data, a gente deve começar a treinar.

Equipe deve se reapresentar entre os dias 1º e 15 de julho._ Foto: Lucilia Bortone

Equipe deve se reapresentar entre os dias 1º e 15 de julho._ Foto: Lucilia Bortone

             A Federação Mineira de Vôlei ( FMV) já se pronunciou sobre o Campeonato Mineiro?

  Bara: É, não tem nada, nunca tem. Como ele não está definido, a gente não tem nem como fazer um planejamento, mas espera-se que ele ocorra até meados de agosto. Pelo menos a Superliga já se tem notícias que será em meados de outubro. A gente tem agosto e setembro para fazer o Mineiro, e espero que se faça, para não ficar aquela coisa de: o jogo de hoje é Superliga ou Mineiro? Ninguém aguenta isso! Nós não estamos preparados para isso.

              E por fim, 21 ou 25 pontos …

Bara: O que é legal nos jogos de 25 pontos são as mudanças para a torcida. O time está perdendo de 18 a 14, e de repente, a outra equipe se recupera. Já no set de 21 acontecem poucas viradas. E outra coisa que eu notei, nos 21 pontos o jogo para demais: 7,14… Então, vamos voltar para 25, que é sem dúvida nenhuma melhor, ficou provado. No primeiro momento eu achei que seria bacana, uma coisa mais dinâmica, mas pode ver que aconteceram alguns placares inclusive com a gente meio esquisitos, tipo um 21 x 8. Mas toda mudança é válida, só acho que ela foi testada no lugar errado, ela deveria ter sido testada na Superliga do Afeganistão.

Bara  no último jogo da temporada 2013/2014.

_ Maurício Bara no último jogo da temporada 2013/2014.                                                                                   _Foto : Lucilia Bortone

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s