por Luara Herédia
UFJF x Minas entraram em quadra neste sábado,13, no ginásio da FAEFID, em Juiz de Fora, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro de Vôlei. Mesmo diante da sua torcida, os donos da casa não conseguiram impor o ritmo da partida e perderam por 3 sets a 0 (23 x 25, 23 x 25 e 13 x 25).

Franco enfrenta o bloqueio da UFJF. O oposto do Minas foi o maior pontuador da partida com 18 pontos (Foto: Lucilia Bortone/Sacandoovolei)
Com o resultado negativo, o time chega à sua terceira derrota e segue sem vencer na competição. Para o técnico da UFJF, Chiquita, a ansiedade demonstrada pela equipe foi um fator determinante para o resultado: “Até 20×18 do primeiro set, estávamos jogando certinho, sacando bem, rodando as bolas ,fazendo o trabalho que tínhamos que fazer. De repente, a ansiedade de fechar o set atrapalhou. E atrapalhou inclusive o segundo e o terceiro sets, nos quais nós só erramos. Além disso, não tivemos no segundo e no terceiro sets ações consecutivas, acertávamos uma jogada e errávamos a seguinte. Essa foi a tônica do nosso time”, concluiu.
As duas equipes voltam a se enfrentar pelo Mineiro na quinta-feira, 18, na cidade de Mariana. O Minas tem 7 pontos na tabela, enquanto a UFJF continua sem pontuar.
O jogo
O oposto Bérgamo marcou o primeiro ponto da partida. No bloqueio de Victor Hugo, a UFJF abriu 2 pontos. O central minastenista Otávio diminuiu a diferença para os visitantes (5 x 3). No primeiro tempo técnico, o placar era (8 x 5) a favor dos donos da casa. O time de Belo Horizonte diminui a desvantagem no set (10 x 9), mas a UFJF se impôs, e, no bloqueio de Ialisson, foram com vantagem na parada técnica (16 x 13). Após o tempo obrigatório a equipe de Belo Horizonte voltou melhor e empatou o jogo (16 x 16).
O fim do set foi equilibrado, com os times se revezando à frente do marcador. Após erro de recepção do líbero da UFJF, a equipe da capital abriu fez (18 x 20). A UFJF buscou a reação e empatou o set (22 x 22), mas com um contra- ataque eficiente e um bloqueio, os visitantes fecharam em ( 23 x 25), e abriram 1 set a 0.
2º set
Embalados coma recuperação do set anterior, o Minas voltou mais agressivo e usando o bloqueio abriu vantagem sobre os donos da casa (0 x 4), forçando o pedido de tempo do técnico Chiquita. No erro de saque dos visitantes, a UFJF marcou o seu primeiro ponto no set (1 x 5). No tempo técnico, o placar era (5 x 8) para o time de Belo Horizonte.
O time de Belo Horizonte era mais eficiente e no contra-ataque ampliou o marcador (10 x 15). Na segunda parada técnica obrigatória os visitantes venciam por 11 x 16. Os donos da casa encostaram no placar,co ataque do ponteiro Manius (17 x 18), mas rapidamente os visitantes abriram nova vantagem (17 x 20) e o técnico Chiquita parou o jogo. À frente do marcador o Minas controlou o fim do set e venceu novamente por (23 x 25), abrindo 2 sets a 0.
3º set
Com vantagem no marcador os visitantes começaram mais agressivos e rapidamente abriram ( 1 x 4) no set. A UFJF seguia irregular no jogo e perdiam por (1 x 7) no tempo técnico. Abatidos em quadra, nem a torcida da UFJF animou os jogadores, que não conseguiram diminuir a desvantagem do set. No segundo tempo técnico o Minas liderava por nove pontos (7 x 16) e aumentou a vantagem para doze pontos (11 x 23) e fecharam o set sem dificuldades por (13 x 25), e o jogo por 3 sets a 0. O maior pontuador do jogo foi Franco, do Minas, com 18 pontos. Pelo lado da UFJF, Bérgamo marcou 13 vezes.
JOGADORES
UFJF- Dedê, Ialisson, Victor Hugo, Rodrigo, Bérgamo, Manius, Fabio Paes
Entraram: Victor Gelli, Octacílio, Tarcísio,Ninão e Batagim
TÉCNICO: Carlos Augusto (Chiquita)
MINAS – Bruno, Felipe, Thiago, Flávio, Otávio, Franco, Luciano
TÉCNICO: Nery Tambeiro