Campeões do Grupo 2 em 2014, os Volleyroos conseguiram importante vitória contra a Sérvia e continuam na 1ª divisão da Liga Mundial. Os australianos terminaram a fase classificatória com os mesmos cinco pontos conquistados pelos russos, porém com uma vitória a mais. A má campanha russa levou os atuais campeões olímpicos para a 2ª divisão na próxima temporada.
Apesar da vitória contra o Irã na última rodada, os russos terminaram a Liga Mundial com uma vitória e 11 derrotas. Após a segunda partida em Teerã, o capitão iraniano criou uma polêmica em relação ao rebaixamento russo e permanência australiana na 1ª divisão. “Infelizmente, perdemos. A Rússia precisava dos pontos muito mais do que nós (…) Parabéns para a Rússia. Nós preferimos ter a Rússia na 1ª divisão para aprender com eles”, disse o capitão iraniano, Mir Saeid Marouflakrani.
Em entrevista, o treinador Roberto Santilli e o capitão Tom Edgar falaram sobre as críticas feitas pelo capitão do Irã sobre a permanência da Austrália na elite. “Acordamos com um insulto do capitão iraniano. Nós sempre fomos muito profissionais em relação às outras equipes, então é decepcionante ouvir outros times falarem abertamente que a Rússia deveria ficar na 1ª divisão e nós não”, disse Edgar.
“Jogamos melhor que na primeira partida. Foi um jogo muito emocional. Conseguimos jogar bem nos momentos mais importantes”, analisou Santilli.
Egito sobe para o Grupo 2
Após cinco anos de ausência na Liga Mundial, o Egito venceu as finais do Grupo 3 e conquistou a vaga no 2º Grupo em 2016. A seleção egípcia venceu a seleção de Montenegro na final por 3×2, na Eslováquia. Os egípcios terminaram a Liga Mundial com apenas uma derrota, na primeira rodada para a Espanha, e sete vitórias.
Pingback: FIVB muda formato da Liga Mundial e resgata a Rússia; confira a tabela | SACANDO O VOLEI