[Europeu] Em noite fantástica de Rouzier, França conquista o Europeu pela 1ª vez

A França conquistou pela primeira vez o Campeonato Europeu de Seleções ao vencer a Eslovênia por 3×0 (25×19, 29×27 e 29×27), em Sófia, Bulgária. Apesar da vitória em sets diretos, a partida foi bastante equilibrada. Este é o terceiro título francês na temporada 2015 – os Le Bleus venceram a 2ª divisão da Liga Mundial e o Final Six da mesma competição no Rio de Janeiro.

Destaque para o oposto Rouzier que fez uma partida memorável, sendo responsável por 21 pontos franceses na decisão. Rouzier também foi escolhido o melhor jogador da final. (Confira os escolhidos para a seleção do campeonato)

Mais cedo, a Itália conquistou o bronze ao vencer a Bulgária por 3×1 (25×20, 25×14, 23×25 e 25×20) encerrando sua temporada conturbada após confusões na Liga Mundial, dispensa de jogadores, troca de treinador e incrível classificação para a Rio 2016 na Copa do Mundo do Japão.

Rouzier comemora o título com o veterano Pujol (Foto: CEV)

O jogo

Os franceses começaram a partida mais ligados e na primeira parada obrigatória estavam 3 pontos à frente dos eslovenos (8×5). A vantagem da França chegou a cinco pontos (11×6), forçando pedido de tempo de Andrea Giani. Mesmo com a chamada do treinador, os eslovenos não responderam em quadra. Num erro da recepção, a França marcou o 13º ponto no saque de Le Roux (13×7). Os eslovenos tentaram a reação após longo rally (15×12), porém os franceses ampliaram a vantagem em novo ace do central Le Roux (20×15). Foi num ataque de Rouzier pela saída que a França deu ponto final no set (25×19)

2º set

A Eslovênia não se deu por vencida, aproveitou os erros franceses e chegou ao primeiro tempo técnico com cinco pontos de vantagem (3×8). Os comandados de Andrea Giani iam administrando a vantagem até que a França acordou, diminuiu a diferença (15×16) e empatou com Ngapeth (17×17). Numa boa passagem de Gasparini pelo saque, a Eslovênia abriu dois pontos (19×21). A vantagem foi ampliada e os eslovenos tiveram o ponto do set nas mãos (21×24). Com a frieza de Ngapeth, a França salvou cinco set points e virou a vantagem. No ace de Rouzier, os franceses fecharam a parcial em 29×27.

3º set

A virada no set anterior deu mais gás para os franceses. Rouzier não tomou conhecimento do bloqueio esloveno e deu vantagem à sua seleção (4×3). Na sequência, Ngapeth aproveitou o contra-ataque e fez 5×3. Os franceses foram administrando a vantagem de dois pontos, até que Urnaut empatou (17×17) e o central Kozamernik virou para a Eslovênia (17×18). Apesar da incrível reação, a liderança eslovena não durou muito. Após quatro pontos seguidos de Rouzier, a França recuperou a vantagem no marcador (22×21). As equipes trocaram pontos até que Ngapeth aproveitou contra-ataque e fez 29×27, repetindo o placar do 2º set para dar à França seu primeiro título europeu.

Fotos: Confédération Européenne de Volleyball – CEV

Anúncios

3 pensamentos sobre “[Europeu] Em noite fantástica de Rouzier, França conquista o Europeu pela 1ª vez

  1. Pingback: Rouzier é eleito MVP do Europeu e jovem italiano é o melhor levantador | SACANDO O VOLEI

  2. Pingback: [Europeu] Oito equipes brigam pelas últimas vagas nas quartas-de-final | SACANDO O VOLEI

  3. Pingback: [Europeu] Em campanha histórica, Alemanha disputa o ouro contra a Rússia | SACANDO O VOLEI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s