[Especial] Em final emocionante, Rio de Janeiro supera Praia Clube e conquista 11ºtítulo da Superliga

Como era de se esperar, Rio de Janeiro e Praia Clube demonstraram neste domingo (3), o motivo de terem sido as melhores equipes da temporada 2015/2016 da Superliga Feminina, e fizeram um duelo equilibrado na final disputado no Ginásio Nilson Nelson em Brasília.  Em sua primeira final, a equipe mineira demonstrou garra, atitude, vibração e colocou o Rio de Janeiro para jogar o seu melhor, caso realmente quisessem ficar com o 11º título da competição. Foi nessa hora que a experiência foi o diferencial e a equipe carioca mostrou mais regularidade nos momentos decisivos e levou a melhor por 3 sets a 1(25×18, 26×28,28×26 e 28×26), após 2h16 de partida.

gina

_ Com todos os ingressos vendidos, o Ginásio Nilson Nelson estava dividido entre torcedores das duas equipes. [ Foto: Mariangela Herédia/Plugar Brasil]

Após essa bela partida, Claudinha, levantadora do Praia Clube enalteceu a campanha de sua equipe. “Foi um jogo digno de uma final. Claro que a gente sai com a sensação de que poderia mais, poderia conseguir o título. Mas essa medalha de prata vale ouro para a gente. Fizemos uma campanha maravilhosa. Estou muito feliz, acho que a equipe também está. Todos estão de parabéns, foi sensacional. Foi um ano abençoado para mim, só de coisas certas. Teve alguns tropeços, mas isso deu forças”, disse a jogadora.

Do outro lado, a ponteira Natália foi eleita a melhor jogadora do confronto e, ao receber o troféu Viva Vôlei, prêmio entregue ao MVP da partida, a atleta se encaminhou para o pódio junto com Monique e entregou o prêmio para a oposta do Rio de Janeiro, levando o ginásio a aplaudir a atitude de pé. Emocionada ao fim da partida, Natália falou com a imprensa. “Eu me emociono porque não foi uma fase fácil na minha vida. Depois de um campeonato, dos jogos e, principalmente, essas semifinal e final, foi tudo muito cansativo. Estamos muito cansadas. Foi a minha melhor temporada. Agora, é descansar e voltar para a seleção”, ressaltou a atleta que é nome certo para as Olimpíadas na convocação do técnico Zé Roberto Guimarães, que acontece nesta segunda -feira (4).

O JOGO

Mais experientes, o Rio aparentava uma maior tranquilidade no setor defensivo e aproveitava melhor as chances de contra-ataque (12×8). Após pedido de tempo do técnico do Praia, Ricardo Picinin, sua equipe voltou mais ligada e marcou três pontos consecutivos diminuindo a diferença do placar para apenas um ponto (12×11). Percebendo a reação do adversário, foi a vez do técnico Bernardinho parar a partida. No retorno à quadra, a equipe carioca voltou a marcar pontos consecutivos e abriu boa vantagem (18×13). Com o sistema defensivo muito bem e proporcionado muitos contra-ataques, o Rexona não deixava o time adversário reagir (21×16), e após bloqueio da central Juciely, o Rexona fechou o primeiro set (25×18), 27 minutos.

2º set

A equipe do Rio começou a segunda parcial de forma alucinante e cravou um (5×0), mas a ótima vantagem adquirida pelo time carioca não durou muito tempo. Com o crescimento do aproveitamento na recepção, o Praia buscou o marcador (7×6), e após a parada obrigatória, o reequilíbrio da partida se restabeleceu (13×13). O Rexona voltou a abrir três pontos (16×13), porém, mostrando a garra e vibração, características que foram uns dos pontos fortes do time mineiro durante toda a temporada, o Praia buscou o set (22×22). Os times seguram trocando pontos e no bloqueio de Natasha, o time de Uberlândia teve a primeira oportunidade de fechar o set (26×27), e de confirmar na sequencia com outro bloqueio, desta vez da ponteira Alix(26×28), em 26 minutos.

3º set

Após buscarem a reação no set anterior, a equipe mineira iniciou o set liderando o placar (3×5). Aproveitando o bom momento de Ramirez e Alix no ataque, a levantadora Claudinha colocou as jogadoras para pontuar, colocando o Praia com o dobro de pontos do adversário (4×8). Com Gabi e Natalia muito marcadas pelo bloqueio adversário, Bernardinho fez a inversão do 5×1, colocando Court e Lorenne nos lugares de Monique e Roberta, respectivamente, mas a equipe mineira seguiu dominando o set (9×14).  Quando parecia que o Praia ia vencer o set com certa tranquilidade (12×17), o Rexona demonstrou porque foi o time de melhor campanha na fase classificatória e, com ótimo volume de jogo, foram tirando a diferença ponto a ponto (21×23), deixaram tudo igual (23×23) e no ataque de Gabi, ponto que gerou muita reclamação da comissão técnica do time de Uberlândia, o Rexona passou à frente (24×23). O Praia Clube não se abateu e voltou a ter a bola do set (25×26), mas com dois bloqueios seguidos, a equipe carioca venceu o set (28×26), após 38 minutos.

4º set

Querendo definir o jogo e a competição neste set, o Rio de Janeiro começou melhor (5×1), mas o time mineiro estava longe de se entregar, seguiu buscando o placar (14×13). Na parada obrigatória o Rio de Janeiro estava com vantagem de três pontos (16×13), mas na volta à quadra viu o adversário marcar quatro vezes seguidas e passar à frente do marcador (16×17), no bloqueio de Walewska. Foi a vez do Rio buscar o placar e no bloqueio simples de Monique, a equipe carioca voltou a comandar o placar com vantagem (22×19). Novamente se enganou quem achou que o jogo já estava decidido, a sequência de saques de Alix atrapalhou a recepção do adversário e o Praia virou o marcador (22×23), após bola de xeque e teve um set point (23×24). E quando o quinto set estava batendo a porta, o set teve outra virada, desta vez a última. Após longa troca de bolas, o Rio cravou a bola no chão e fez (28×26), conquistando o décimo primeiro título da maior competição do vôlei nacional, o quarto de forma consecutiva.

EQUIPES

 REXONA ADES: Roberta,Gabi, Fabi, Natália, Fabiana, Juciely, Carol. Libero: Fabi

Entraram: Drussyla, Court, Lorenne

Técnico: Bernardinho

DENTIL PRAIA CLUBE: Claudinha, Ramirez, Walewska, Natasha, Michelle, Alix, Líbero: Tássia

Entraram:  Malú, Jú Carrijo, Pri Daroit

Técnico: Ricardo Picinin

{Foto:Confederação Brasileira de Vôlei(CBV)}

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s