Neste sábado(10), a seleção masculina voltou à quadra na cidade de Varna, na Bulgária, para mais uma partida válida pela Liga Mundial. Com uma atuação consistente, os brasileiros derrotaram a Polônia por 3 sets a 1, parciais de (25×21, 25×20, 17×25 e 25×19), e devolveram a derrota sofrida na estreia da competição. O maior pontuador da partida foi o oposto Renan, com 18 acertos.
Se no ataque, saque e defesa o Brasil foi muito bem, o bloqueio ainda precisa ser ajustado. Diante da Polônia, o fundamento só foi aparecer no segundo set, totalizando seis pontos, os poloneses marcaram o dobro.
Essa foi a quarta vitória em cinco partidas dos atuais campeões olímpicos na competição. Agora, o Brasil enfrenta a Bulgária neste domingo(11), às 14h40, com transmissão do canal SporTV 3.
O jogo
A seleção brasileira começou muito bem e impondo o ritmo da partida. Com um saque muito eficiente, os brasileiros dificultavam a recepção polonesa e foram abrindo vantagem (8×4). O levantador Bruno distribuía bem as jogadas com seus atacantes, que marcaram 17 pontos contra 11 da Polônia. Quando parecia que o Brasil venceria com facilidade (20×12), a equipe começou a acumular erros e viu o adversário se aproximar perigosamente no marcador (23×20) sobretudo com a força do bloqueio, único fundamento em que os europeus foram superiores, marcaram cinco pontos contra nenhum do time brasileiro.
O que marcou o set, mas de forma negativa, foi o Challenge, o desafio eletrônico, que demorava muito para demonstrar o lance pedido e, junto com uma arbitragem confusa, marcaram dois pontos de forma errada a favor dos brasileiros. No final, (25×20) para o Brasil, que jogou melhor durante todo o set.
2º set
O início da segunda parcial foi bem parecido com o primeiro set, com Brasil comandando o placar (8×5), mas vendo os poloneses sempre buscando diminuir a desvantagem (9×8). O bloqueio brasileiro, que não havia marcado ainda, conseguiu dois pontos consecutivos (17×12) e a equipe sul-americana voltou a ter uma folga no marcador. O set seguiu com os opostos canhotos Muzaj, da Polônia, e Renan Buiatti, do Brasil, sendo os principais atacantes de suas seleções e levantando vantagem sobre o setor defensivo. O ponteiro Kurek, um dos jogadores mais experientes, começou a aparecer mais no jogo ajudando na defesa e no ataque e sua equipe diminuiu a diferença para dois pontos. (21×19). Porém, o ataque brasileiro sobressaiu e o time fechou mais um set (25×20).

Lucarelli foi um dos destaques e marcou em todos os fundamentos. O ponteiro fez 14 pontos e foi o 2º maior pontuador do confronto.[Foto: FIVB]
4º set
Foi o início mais equilibrado da partida, com as seleções se revezando à frente do marcador (10×9). Após toque na rede de Konarski, o Brasil chegou ao segundo tempo técnico com vantagem (16×14). O ponteiro Lucarelli era bastante acionado por Bruno e respondia botando todos os ataques no chão. Com uma sequência de saques de Lucão, o Brasil se encaminhou para dar números finais ao set (20×16). O saque balanceado de Maurício Souza dificultou a recepção polonesa e os brasileiros definiram o set (25×19) e o jogo por 3 sets a 1.
Brasil: Bruno, Renan Buiatti, Maurício Souza, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges e líbero Thales.
Entraram: Tiago Brendle, Douglas Souza, Éder, Murilo Radke, Rodriguinho
Técnico: Renan Dal Zotto
Polônia: Bieniek, Drzyzga, Sliwka, Lemanski, Kurek , Wojtaszek e líbero Zatorski.
Entraram: Lomacz, Muzaj, Szalpuk e Klos
Técnico: Ferdinando De Giorgi
[Fotos: FIVB]
Pingback: [Liga Mundial] França segue em boa fase e garante vaga na Fase Final; confira a classificação | SACANDO O VOLEI