Noite de sábado (7) com ginásio lotado em Guarulhos para a segunda partida final do Campeonato Paulista 2017 e a EMS Funvic Taubaté teve que suar para vencer os donos da casa e a torcida. Em um emocionante 3×2 (21×25, 25×19, 21×25, 26×24, 15×12), a equipe do Vale do Paraíba conquistou seu quarto título da competição.
Estreando no comando da equipe do Vale do Paraíba, o argentino Daniel Castellani elogiou a luta do adversário. “Muito bonita a final. Tivemos de tudo: bom jogo, erros, jogadas espetaculares e muita emoção. Mesmo não jogando bem, não perdemos a cabeça e conseguimos mais um título. O Corinthians-Guarulhos valorizou nossa vitória e também está de parabéns”, disse.
Mesmo com a festa frustrada, a torcida do Corinthians-Guarulhos fez coro para cantar o hino do clube após a partida. “Foi bonito, né? Acho que começamos um projeto muito legal e que tem tudo para crescer ainda mais. Não chegamos ao título, mas fomos vencedores também”, comentou o idealizador do projeto e bicampeão olímpico Serginho.
O jogo
Com o torcedor transformando o Ginásio da Ponte Grande em um caldeirão, o Corinthians começou a partida forçando bastante o saque, ajudando seu bloqueio a marcar as jogadas do Taubaté. Cometendo muitos erros, os visitantes não conseguiram efetividade para superar a defesa corintiana. Em 24 minutos, o Corinthians-Guarulhos fez 25×21 e 1×0 na partida.
Confiantes, os donos da casa começaram a segunda parcial e chegaram a abrir cinco pontos no placar. Porém, a EMS Taubaté Funvic reagiu ainda na primeira metade do set e reequilibrou o duelo. Na reta final, o Taubaté passou à frente e, com o ataque mais eficiente, manteve a liderança e levou o set em 25×19.
Pressionados, os corintianos não começaram bem o 3º set e logo viram os adversários abrirem vantagem no marcador. Porém, com a torcida entoando o nome do veterano Rivaldo, o Corinthians respondeu o chamado e incendiou o jogo. Mais eficiente nos contra-ataques, os locais fecharam a parcial em 25×21 e jogaram a pressão para o outro lado.
Em desvantagem no marcador, o Taubaté veio com tudo no 4º set, mas o Corinthians não deixou barato. Com as equipes trocando pontos, o set só foi decidido na vantagem mínima a favor de Taubaté (26×24), que contou com uma estratégia de saque mais organizada e os erros dos adversários.
Mantendo o saque concentrado no jovem Fábio, Taubaté conseguiu ficar com o jogo na mão. Os atacantes de Taubaté não decepcionaram quando acionados pelo levantador Rapha, que fez um belo trabalho na final – assim como o levantador do Corinthians, Rodrigo. Mesmo em desvantagem, os corintianos buscaram o jogo, porém pararam no bloqueio de Taubaté. Após 2h20 de partida, a EMS Taubaté Funvic fechou o tie-break em 15×12 e levantou o troféu do estadual pela quarta vez.
Com informações da Federação Paulista de Volleyball e EMS Funvic Taubaté
Foto destaque: Federação Paulista de Volleyball
Fotos internas: Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic
Pingback: [Supercopa] Três edições, três vezes Sada Cruzeiro | SACANDO O VOLEI